18/10/2011

Os rendimentos de 15 políticos portugueses antes e depois de passarem pelo Governo


Depois de ver isto só consigo pensar que é obsceno!

Vergonha - e seus derivados - será a palavra mais usada neste texto, por isso aqui vai a definição segundo o Priberam, da qual destaco o último tópico.


vergonha | s. f. | s. f. pl.


vergonha |ô|
(latim verecundia, -ae)

s. f.

1. Pudor; pejo.

2. Opróbrio.
3. Rubor das faces causado pelo pejo.
4. Timidez; embaraço; acanhamento.
5. Receio de desonra.

Impressiona-me em particular a promiscuidade vergonhosa que existe entre os agentes políticos - supostamente aqueles que devem gerir o país e o Estado de forma a criar condições iguais para todos - e as grandes empresas.
E é que ainda por cima toda a gente sabe que há tráfico de influências, jogo sujo e gestão danosa da despesa do Estado por causa destas maçãs podres. Mas ninguém, com poder para o fazer, tem vergonha na cara e coragem para realmente agir sobre este tipo de situações de forma exemplar.
A justiça atravessa estes fulaninhos como se não fossem feitos de matéria e eles parecem continuar imunes, a tomar o seu congnac e a fumar o seu cubano numa qualquer esplanada deste país...



Ou, noutra versão deles próprios, continuam a ser contratados para cargos milionários, mesmo enquanto são arguidos ou suspeitos em casos que deveriam fazê-los remeter-se à mais pura vergonha!



É que nem me choca assim tanto os valores que recebem enquanto membros do governo. O que me choca mesmo mais é que, quando saem de lá, miraculosamente são resgatados por empresas como EDP, REN, CIMPOR, BPI, MOTA-ENGIL, GALP, BCP, ... Numa clara situação de "poderosos", vulgo gente com influência. Mas que raio! Um bom governo não deveria ser imune às suas investidas e ameaças?!!??
E mais! Quantos não terão preparado o terreno enquanto operavam ainda dentro dos respectivos governos. Já os estou a imaginar, a pensar nos seus gabinetes:
"Ora bem! Tenho que moldar esta leizinha inconveniente...";
"Não, este decreto não me vai ajudar nada no futuro...";
"Ai! Tenho que falar com o PM acerca desta medida..."

Haja vergonha!
Mas os pais destes indivíduos não lhes ensinaram o que era a honra e o bom nome?


Sem comentários: