19/10/2011

Memórias retroactivas: os carros da minha vida


1990: menção honrosa - a Dyane















A nossa "Tximbica".
Faz-me sempre pensar no genérico da mítica série Duarte & Cia...
Era um carro "velho" - até diziam que já tinha tido um buraco no chão!
Mas era descapotável e levava-nos aos sítios mais divertidos, aos quais chegava sempre em primeiro lugar.


O Carlos "brasileiro" (ficou assim denominado dada a quantidade de Carlos na nossa família) andava por terras lusas nesse ano. O que já por si era especial! Mas naquele dia andava tudo num virote, a fazer malas para ir "não sei aonde".

Dali a pouco tempo, ouviu-se a buzina do carro do Pedro. Corri para a janela e vi: o Pedro ao volante, a Céu ao seu lado, o João a espreitar pelo canto da janela de trás e a sombra da Ita ao lado dele. Pelos vistos eles também iam...

Que carro levamos?
"A tximbica!", atira sem dúvidas o Carlos "brasileiro". E lá fomos nós, de capota aberta e todos encaixadinhos, para a gincana. Foi uma viagem emocionante. Aos saltos no banco de trás, resultantes da combinação entre o sinuoso caminho e a suspensão da dita viatura. Comemos um bocadinho de pó... Mas valeu a pena, pois fomos os primeiros a chegar! (Mais tarde percebi que era o nosso carro que ia a indicar o caminho, mas a vitória soube-me bem naquele momento.)
Esperava-nos uma casita, perdida no meio da Serra de Montesinho, completamente isolada e sem luz... Euforia!!! Examinei o exterior e logo corri para o lúgubre interior, em claro contraste com o sol que estava lá fora.
De dia tomavamos banho no rio, faziamos caminhadas que pareciam não ter fim, encontravamos moinhos desactivados e dançavamos enquanto o churrasco não estava pronto... À noite, ligavam-se os candeeiros a gás e jogavamos às escondidas. Mas não muito tempo, porque depois da agitação diurna só apetecia encostar a cabeça e apagar, profundamente, para bem depressa podermos reabrir os olhos e repetir as façanhas do dia anterior...

Tenho saudades da nossa Tximbica!


4 comentários:

doida disse...

Só falta uma coisa: a Joia e ta TUtu também estavam! de resto 5*****

Cristina Trancoso disse...

A mim bem me parecia que a Joia estava lá... Da Tutu não me lembrava mesmo!
Obrigada!

Joia disse...

E da vez que o Carlos António, com 3 anitos, com a cabeça fora do tejadilho da tximbica gritava em plena Sé "Hi! Que gajas boas!!!!"

Cristina Trancoso disse...

Eheheheh! A sério, Joia? Dessa não me lembrava... Ai, aquele puto! :D
Beijos