06/11/2011

Sortido de Bolachas




Ingredientes:


Massa base
160gr açúcar em pó
160gr margarina
4 claras
200gr de farinha
Opcional: Raspa de um limão | 1 colher de chá de canela

Coberturas e recheios
1. | Pepitas de chocolate
2. | 3. | 4. |  100gr de chocolate de culinária + Côco ralado q.b. + Açafrão em pó
5. | Creme de ovo (colocar dentro de um saco)
6. | 4 gemas + Sumo e raspa de 1 limão e meio + 5 colheres de sopa de açúcar

Preparação:


Bater a margarina com o açúcar até obter um creme espesso e homogéneo.
Adicionar as claras, uma a uma, batendo sempre. Neste ponto a massa vai parecer um pouco deslaçada, mas isso não deve ser motivo de preocupação.
Adicionar a farinha, a raspa de limão e a canela, aos poucos, continuando a bater até obter uma massa homogénea.
Colocar a massa num saco (por exemplo de congelação) bem fechado e colocar no frigorífico, durante pelo menos meia hora.

Entretanto... Ligar o forno a 200ºC e preparar o creme de limão:
Misturar as gemas com  o açúcar, o sumo e a raspa de limão. Levar ao lume em banho-maria, mexendo sempre com a ajuda de umas varas, até engrossar. Deixar arrefecer um pouco e colocar noutro saco e depois no frigorífico.

Preparar um ou dois tabuleiros de forno, forrando-o com papel vegetal próprio para cozinha.
Cortar uma das pontas do saco da massa de biscoito e ir fazendo várias formas no tabuleiro (por exemplo, algumas circulares, outras em forma de "língua de veado", outras em tirinhas). Esta massa espalha-se bastante com o calor do forno, por isso deixem algum espaço entre cada biscoito.
(1.| Com pepitas de chocolate) Salpicar alguns com pepitas de chocolate.
Levar ao forno até estarem dourados (cerca de 5 a 10 minutos). Retirar os biscoitos de imediato com a ajuda de uma espátula, deixando o papel vegetal, que vai ser usado para a fornada seguinte. E assim por diante, até terminar a massa.

Quando os biscoitos estiverem frios...
Derreter o chocolate no microondas durante 2 minutos na potência máxima (mexendo de 10 em 10 segundos ! ).
(2. | Com cobertura de chocolate e côco; 4. | Com cobertura de chocolate e açafrão) Mergulhar uma parte dos biscoitos no chocolate derretido e polvilhar, enquanto o chocolate ainda não secou,  alguns com côco ralado e outros com açafrão.
(3. Riscados) Colocar, por exemplo, os biscoitos em forma de tirinhas uns ao lado dos outros em fila. Mergulhar um garfo no restante chocolate (levar de novo ao microondas, se necessário) e sacudí-lo com movimentos largos sobre a fila de biscoitos.
(5. | Com creme de ovo) Escolher aos pares os biscoitos redondos, por exemplo. Cortar uma das pontas do saco contendo o creme de ovo. Pegar num dos biscoitos e rechear com um pouco de creme de ovo, fechando com o respectivo par. Repetir até ter a quantidade desejada ou até já não haver mais biscoitos.
(6. | Com creme de limão) Escolher aos pares os biscoitos tipo "língua de veado", por exemplo. Cortar uma das pontas do saco contendo o creme de limão. Pegar num biscoito e rechear com um pouco de creme de limão, fechando com o respectivo par. Repetir até ter a quantidade desejada ou até já não haver mais biscoitos.

Estes dois últimos (sobretudo os de limão) têm tendência para amolecer. Se se quiserem crocantes, rechear com um máximo de uma hora de antecedência antes de servir/comer.


Tanto talento gráfico...


Shuzo Ikeda

Shuzo Ikeda é um artista japonês cujo trabalho, poderá dizer-se, reflecte o ambiente de prosperidade pós-guerra (entre os anos 50 e 80 do séc. XX). Aborda frequentemente o tema do feminino, representando mulheres com grandes olhos, acompanhadas de crianças, flores ou animais. 
Para mim, não descurando a importância da interpretação histórico-sociológica, os seus trabalhos resultam acima de tudo em imagens muito belas...













Esta italiana já foi premiada várias vezes pelo seu trabalho de ilustração de livros, trabalhando sobretudo em Itália, nos EUA e no Reino Unido.
Os seus trabalhos demarcam-se com muita facilidade, e revelam uma visão muito particular do universo ficcionado, um pouco negra mas sem dúvida muito romântica. Como se algo de melancolia e doçura se misturasse na perfeição, por vezes com um pingo de perversão, em cada uma das suas criações...