22/01/2013

Os Básicos - Puré de Batata


Desde o início deste blog que pensava colocar aqui uma espécie de secção de básicos. Aquelas pequenas coisas que tomamos por garantidas, mas que na realidade se não dominarmos, nunca conseguiremos sentir-nos verdadeiros cozinheiros. Tenho adiado, mas lanço hoje a primeira pedra neste charco!

Começo então hoje esta "secção", com um dos meus básicos favoritos:
O Puré de Batata...




Ingredientes - 4 pessoas:
800 gr. batata descascada e em cubos (Importante! : A batata deve ser de casca branca e própria para cozer, caso contrário o puré não vai ficar fofo nem cremoso, mas sim elástico.)
2 dentes de alho descascados (um dos truques para dar muito mais sabor a esta receita)
Água q.b.
Sal grosso

Noz moscada q.b.
Pimenta q.b.
2 colheres de sopa de margarina
2 chávenas de café de natas de soja (ou leite meio gordo)

Pimenta preta, noz moscada, nata de soja e margarina.

Preparação:
Colocar as batatas e o alho ao lume com água abundante e 1 colher de chá de sal grosso. Ferver até cozer  muito bem.
Quando a batata e o alho estiverem bem cozidos, escorrer a água e colocar num alguidar ou taça onde possam usar a batedeira elétrica. Colocar por cima a margarina, a noz moscada, a pimenta e as natas de soja (ou o leite).


Bater em velocidade média, até desfazer bem a batata e obter uma mistura homogénea. 
Se gostarem mais cremoso podem juntar mais natas de soja ou leite. Com estas medidas o resultado vai serem puré mais fofo, mas menos fluido. 
Há também quem adicione gemas para ficar mais amarelinho. Para isso, usar duas gemas e juntar, continuando a bater. Há também uma outra versão, em que são envolvidas claras em castelo depois de juntar as gemas... Eu prefiro o básico mesmo, mas podem sempre experimentar para verem qual gostam mais. 
E não se esqueçam de verificar sempre se é necessário mais sal, pimenta ou noz moscada.

Já está pronto para servir, mas se quiserem um toque adicional, como na imagem, podem colocar num recipiente de forno, pincelar cuidadosamente com ovo batido, levar ao forno e deixar alourar... 

Garanto-vos que não há comparação possível com qualquer puré pré-preparado, seja em flocos ou congelado!