22/07/2012

Bolo Perna de Pau


A minha mãe fez anos durante a semana que passou... O bolo costuma ficar por minha conta. Mas desta vez não me sobrava lá muito tempo. Por isso agarrei uma daquelas embalagens de bolo de chocolate que é só meter na forma e levar ao forno. Só que coloquei numa forma de quiche, o que fez com que não ficasse lá muito alto. Estava até com um ar ridículo, para dizer a verdade.
Por isso fiz um creme de baunilha e coloquei morangos por cima. Quem comeu lembrou-se imediatamente de dizer que sabia a perna de pau... Por isso assim o batizei.


Ingredientes


Bolo de chocolate
500 ml leite gordo
1/4 de vagem de baunilha
6 gemas
3 colheres de sopa de açúcat
1 colher de sopa de maizena
 Morangos laminados


Preparação


Fazer o bolo de chocolate e cozer numa forma de quiche ou de tarte (neste último caso, desenformar antes de colocar o creme de baunilha e servir desenformado).
Levar o leite a ferver com a baunilha.
Misturar as gemas com a maizena e o açúcar. Adicionar às gemas o leite, pouco a pouco. Levar novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco. Verter por cima do bolo de chocolate de imediato. Colocar no frigorífico e decorar com os morangos depois de frio.


...
(Eu não tive tempo para isso, mas aconselho a fazer-se o bolo de chocolate em casa. Prometo colocar a minha receita favorita num destes dias...)

Panna Cotta... Variação de manjericão com frutos vermelhos.


Depois de uma ausência não muito prolongada, mas já considerável... Decidi voltar com um sucesso garantido!




Ingredientes

800 ml de natas
200 gr açúcar
40 gr manjericão
8 folhas de gelatina incolor

700 gr framboesas
4 colheres de sopa de açúcar
1 cálice de Vinho do Porto ou vinho Madeira

Preparação

Colocar as framboesas com o açúcar e o vinho ao lume a ferver em lume brando cerca de 15 minutos. Passar pelo coador, com a ajuda das costas de uma colher, fazendo passar todo o puré de forma a obter uma molho espesso.

Colocar as folhas de gelatina em água fria.
Levar ao lume as natas com o açúcar e o manjericão. Deixar ferver cerca de 15 minutos em lume médio.
Escorrer as folhas de gelatina e juntar ao preparado das natas.
Colocar em doses individuais ou numa taça as natas aromatizadas, fazendo-se passar num coador.
Levar ao frigorífico até solidificar. Servir com o  molho de framboesa e decorar com frutos vermelhos frescos (opcional).