Paneer
Há uns tempos experimentei fazer queijo tipo indiano, baseando-me numa receita na revista do continente...
Ingredientes:
1 lt. de leite gordo
200ml de sumo de limão (ou 8 colheres de sopa de vinagre de vinho branco)
1 colher de chá de sal
Preparação:
Colocar o leite ao lume e adicionar o sal.
Quando ferver, adicionar o sumo de limão (ou o vinagre) e desligar o lume. O leite vai talhar/coalhar quase imediatamente.
Colocar o leite coalhado num passador coberto com um pano de cozinha bem lavadinho (ou um pano próprio para estamenha), por sua vez colocado sobre um recipiente.
Deixar escorrer e arrefecer bem o conteúdo. Torcer o pano de forma a escorrer todo o soro. A parte sólida vai formar uma bolinha à volda da qual podem esfregar sal grosso e alguma especiaria que seja do vosso agrado.
Ricotta
Esta receita foi uma das vencedoras da minha curta rota pelo mundo profissional da cozinha. No restaurante Praça, em Famalicão (que mudou recentemente de gerência), costumavam fazer esta maravilha que era verdadeiramente viciante e ao mesmo tempo versátil. No entanto, sinto-me na obrigação de avisar que não convém abusar... Já vão perceber porquê.
Ingredientes:
1 pacote de natas Gresso
1 pacote de natas frescas Longa Vida
2 claras de ovo
1 colher de chá de sal grosso
4/6 colheres de vinagre de vinho branco (ajuste-se a quantidade a gosto)
Preparação:
Misturar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume médio durante 20/30 minutos, mexendo com frequência.
Retirar do lume e colocar a mistura num passador, por sua vez colocado sobre o tacho (ou outro recipiente). Deixar escorrer e arrefecer bem.
Guardar no frigorífico.
Queijo-creme
Mais um queijo fácil de fazer, talvez o mais fácil de todos. Passa bem por philadelphia, daí que possa ser usado para fazer cheesecake...
Ingredientes:
1 a 2 iogurtes naturais (sem açúcar)
1 pitada de sal
1 colher de chá de vinagre
Preparação:
Misturar todos os ingredientes e colocar num passador de tamanho médio. O ideal é que a rede seja bastante fininha, mas se não for, pode-se colocar uma ou duas folhas de papel absorvente. Deixar repousar/escorrer 1 a 2 horas.
Voilá!
Sem comentários:
Enviar um comentário