Para primeira tentativa não correu tão mal como eu esperava, por isso aqui vai...
Ingredientes:
400 gr. abóbora ralada
300 gr . de courgete (com pele) ralada
4 dentes de alho picados
Azeite
Orégãos
Sal
Pimenta
2 claras
2 ovos inteiros + 2 gemas
40 ml. leite
5 colheres de sopa de farinha
1 colher de café de fermento
2 requeijões
1 iogurte natural
1 colher de sopa de sumo de limão
Noz moscada
Preparação:
Ligar o forno a 200.º C.
Colocar uma folha de papel vegetal no tabuleiro de forno (para ajudar a colar o papel barrar o tabuleiro com um pouco de manteiga e colocar o papel por cima), untar o papel com margarina e polvilhar com farinha.
Saltear as abóboras em azeite e alho, até cozinhar bem. Temperar com sal, pimenta e orégãos. Deixar arrefecer.
Bater as claras em castelo.
Misturar num recipiente a farinha, o fermento, os ovos, as gemas e o leite. Incorporar as abóboras e verificar os temperos. Por fim, incorporar cuidadosamente as claras. Verter a mistura no tabuleiro e levar ao forno até cozer completamente.
Bater os requeijões com o iogurte até estarem completamente incorporados. Temperar com sal, noz moscada e sumo de limão.
Barrar generosamente a pasta de requeijão sobre o "bolo" de abóboras e enrolar cuidadosamente, com a ajuda do papel vegetal. Enrolar as pontas do papel, tipo rebuçado e deixar repousar no frigorífico uma ou duas horas. (Esta última parte é muito importante para manter a forma de torta, mas eu não tive tempo para isso, daí o aspeto um pouco desfeito.) Antes de servir, levar novamente ao forno a 150.º C, cerca de 20 minutos, retirando o papel vegetal depois de sair do forno.
Sem comentários:
Enviar um comentário