29/10/2012

Bolo de Cenoura


O Zé pediu para o aniversário bolo de cenoura. Já há algum tempo que esperava por essa oportunidade, por isso peguei no livro de receitas da Confeitaria Hummingbird e comecei a fazer a lista das compras... Acabei por fazer algumas adaptações à receita original, sobretudo para cortar nas quantidades de óleo, margarina e açúcar. A versão abaixo é a minha, mas a diferença não é assim tão relevante.
Oportunidade não houve foi para as fotos, por isso deixo-vos a foto do livro, que de qualquer forma corresponde muito de perto ao resultado possível.



Ingredientes:
300 gr. açúcar amarelo (claro e macio)
3 ovos
150 ml. óleo de girassol
300 gr. farinha para bolos
1 colher de chá de bicardonato de sódio
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre
1/2 colher de chá de sal
300 gr. de cenoura ralada
100 gr. de nozes picadas

Para a cobertura de creme de queijo...
200 gr. de açúcar em pó
40 gr. de manteiga sem sal à temperatura ambiente
200 gr. queijo creme light (tipo Philadelphia) frio
1 iogurte natural escorrido

Preparação:
Ligar o forno a 170.º C.
Untar um forma de bolo com manteiga e polvilhar com farinha.
Misturar o açúcar, os ovos e o óleo com a batedeira. Juntar aos poucos a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela, o gengibre e o sal, batendo sempre até estar tudo ligado. Envolver a cenoura e as nozes maualmente. 
Verter a massa na forma e levar ao forno até cozer (verificar com um palito, espetando-o na massa e verificando se sai seco).
Desenformar sobre uma grade (a do forno, por exemplo) e deixar arrefecer.

Para a cobertura, bater a manteiga sem sal com o açúcar em pó até obter uma mistura homogénea. Juntar o queijo creme e o iogurte de uma só vez e bater até incorporar completamente. Continuar a bater, 3-5 minutos, até a mistura estar leve e fofa. Não bater demasiado tempo, porque pode ficar muito líquida.

Cobrir com o creme o bolo, depois de completamente frio. (A versão do livro sugere a cozedura do bolo em três partes, de forma a colocar duas camadas de recheio, mas o bolo é húmido e muito saboroso por isso optei por não colocar recheio e sim apenas cobertura.) Decorar com nozes inteiras e picadas e com canela em pó. Guardar no frigorífico e servir bem fresquinho.

Deliciosamente decadente!



Sem comentários: