15/11/2011

Massada de Peixe


Faça chuva ou faça sol. Estejam 10 ou 30 graus. Este prato atravessa todas as estações e cai sempre bem...
E como não gostar, com tanta lota maravilhosa por este nosso país fora?
Não há desculpas!!!



Ingredientes:
1 pescada arrepiada (para arrepiar a pescada, esfregar com sal grosso no sentido oposto à orientação das escamas e deixar no frigorífico entre 5 a 12 horas, sendo que quanto mais tempo fica assim, mais salgada e rija vai ficar, lascando com muita facilidade)
1 cabeça grande de corvina
1 cabeça grande de safio ou congro
1 posta de salmão (opcional)
6/8 gambas descascadas (guardar as cabeças)
Ovas de peixe (opcional)
1 cebola
4 dentes de alho
Grãos de pimenta q.b.
Sal grosso q.b.
Pimenta branca moída q.b
Salsa q.b.
Hortelã q.b.
Vinho branco q.b.
Água
Azeite
Tomate em cubos (lata)
Massa q.b.


Preparação:


Lavar os peixes e colocá-los numa panela com um pouco de sal, alguns grãos de pimenta, meia cebola e dois dentes de alhos esmagados, um ramo de salsa e um ramo de hortelã e meio copo de vinho branco . Cobrir com água e levar ao lume médio. Ir verificando a cozedura dos peixes e retirando à medida que vão cozendo (por exemplo, o salmão será, em princípio, o primeiro a ter que sair). O peixe fica mais seco e elástico quanto mais tempo cozinhar.

Retirar as espinhas ao peixe (colocá-las de novo no caldo, ou seja, na água em que se cozeu o peixe e que deve continuar em lume brando). Deitar fora as peles. Lascar o peixe e reservar.

 
Descascar as gambas e retirar-lhes a tripa (puxar com a ajuda de uma faca, como mostra na imagem). Guardar as cabeças e deitar as restantes cascas no caldo de peixe.

 
Noutro tacho, fazer um estrugido com azeite, meia cebola e um dente de alho picados. Adicionar o tomate em cubos e deixar refogar cerca de 5 minutos. Adicionar o caldo de peixe, fazendo passar por um coador. Quando levantar fervura, adicionar a massa (tipo de massa e quantidade é a gosto).
[Desculpem, mas por motivos técnicos - provavelmente azelhice - não consigo virar a imagem. Se alguém souber explicar, estejam à vontade pois eu agradeço.]


Ir verificando a cozedura da massa e quando estiver quase cozida, colocar as gambas com as cabeças, e envolver tudo (mais tarde vai retirar-se as cabeças).

 
Adicionar os peixes e as ovas e envolver bem, mas com cuidado. 
Quando levantar fervura, retirar as cabeças das gambas.
Adicionar um dente de alho bem picado, um ramo de hortelã e um pouco de vinho branco. Depois deste passo, o tacho só deverá ficar ao lume no máximo mais um minuto.
Envolver, retificar os temperos (verificar sal e pimenta). Opcional: piri-piri.

Salpicar com salsa picada e servir... no tacho!


Sem comentários: